Artigo 13 TODOS precisam saber: “ Gestante que não quiser o filho, NÃO será punida, será acompanhada e a criança protegida”


O artigo 13 do ECA traz no seu Parágrafo Único algo muito importante que deveria ser divulgado através de campanhas ou atividades diversas e que diz respeito à gestante que manifesta interesse em não ficar com a criança após o parto. Infelizmente de vez em quando vemos nos jornais noticias de crianças recém nascidas que são abandonadas por suas mães em lugares inadequados e de forma totalmente violenta. Não devemos julgar os motivos que levam essas mães a cometerem tais atos, pois muitas vezes também foram muito negligenciadas em suas vidas e apenas estão reproduzindo o que aprenderam, mas podemos fazer um grande movimento para ensiná-las que não é necessário se desfazer das crianças desta forma, mas de dar a devida atenção para que a criança possa ser cuidada por outra família. Não se admite em hipótese alguma que a criança seja “doada” a qualquer família sem um procedimento legal, ou seja, dentro do que determina a lei. A família que quiser ficar com a criança precisará ser preparada para exercer esse papel, que todos sabemos não ser fácil. Por isso esse artigo do ECA diz que é necessário e obrigatório que a Justiça da Infância seja comunicada a fim de dar os devidos cuidados ao caso. Os Conselhos Tutelares quando souberem primeiramente de tais situações devem também imediatamente levar os fatos a conhecimento da Justiça. Não se deve portanto, abandonar a criança a própria sorte, de nenhuma forma ou maneira, mas apenas manifestar a vontade as autoridades competentes para que mãe e filho possam ser amparados E CUIDADOS. Ressalto que não há nenhuma previsão de punição para a mãe que proceder desta forma, pois ela tem o direito de não querer o filho, mas também digo que PRIORITARIAMENTE a criança, MESMO NO VENTRE, tem o direito A VIDA. Defensa esse direito, divulgue essa informação!!!

Sérgio Rapozo Calixto
Pedagogo Social e Consultor na Defesa dos Direitos da Infância


(Quer ser o primeiro a receber os artigos? Cadastre seu email no blog e receba automaticamente os artigos a cada vez que algo novo for colocado no blog)

Postagens Populares

SÓ PRA PENSAR...

  • Juiz, Promotor, Conselheiro Tutelar e Delegado, são todos autoridades e nenhum é subordinado ao outro...
  • Conselho Tutelar não dá a guarda para ninguém, quem dá a guarda é Juiz...
  • Eleição de Conselho não é Concurso Público...
  • Conselheiro não deve usar o termo "Menor" ...
  • Veículo do Conselho não é taxi e nem bonde...
  • O dever de cuidar de crianças é dos pais, o Conselho Zela pelo Direito...
  • Conselho Tutelar não tem "pózinho mágico" e nem tem que "dar jeito" em criança nenhuma...
  • Quem tem Viatura é Policia e Conselho Tutelar Não é Policia...
  • Relatório Social é um documento feito por uma Assistente Social...
  • Conselho Tutelar não faz investigação, quem faz investigação é Policia Civil...