Post Page Advertisement [Top]

Conferências Municipais – “Agora é colocar a mão na massa”



As Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente estão acontecendo em várias cidades do país ou ainda vão acontecer.  
A conferência é um momento muito importante para CONFERIR as políticas públicas relacionadas a infância ou seja é momento de avaliar, perceber  e detectar o que está dando certo ou errado. Desta vez o CONANDA mudou um pouco a metodologia  do DOCUMENTO BASE – (que orienta o caminho das discussões). 
Das discussões da  8ª Conferência  foram tiradas as Diretrizes propostas e agora na 9ª Conferencia vamos nos debruçar sobre essas diretrizes e tirar Ações para sua real efetivação. Eu particularmente apóio essa nova metodologia deliberada pelo CONANDA, pois nos municípios em que estou assessorando as Conferencias tenho percebido discussões importantes que além de motivar as próprias políticas públicas também potencializam o trabalho e a função social dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Lembro que tudo isso está perfeitamente relacionado com a Política Nacional e também com o Plano Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Convido Conselheiros de Direitos e também Conselheiros Tutelares a conhecerem estes dois grandes documentos. 
É muito importante que os municípios ao realizarem suas Conferencias tenham o entendimento a que se destina sua finalidade, pois senão correm o risco de fazerem grandes momentos  que se encerram em si mesmos. Já temos  resolução do CONDECA/SP (Conselho Estadual dos Diretos da Criança do estado de São Paulo) que trata do assunto. Cada município pode organizar sua conferencia da melhor maneira que encontrar, porém é necessário que antes das discussões, os conferencistas participantes tenham uma base do que devem discutir/propor. Não deixem para a última hora o CONANDA está fazendo a parte dele, agora cabe a nós municípios fazermos a nossa.

Sérgio Rapozo Calixto

Pedagogo Social e Consultor

Bottom Ad [Post Page]