Post Page Advertisement [Top]

Conselheiro Tutelar – trajes do dia-dia



Conselheiro Tutelar – trajes do dia-dia

Perguntar quais são as roupas usadas no cotidiano, nos ajuda a pensar em como está se vestindo o conselheiro tutelar, pois sua aparência poderá fazer a diferença na forma como as pessoas vão “olhá-lo” nos lugares.
Não defendo a ideia de que deva(o verbo vai para o singular, pois vc citou o conselheiro tutelar) usar roupas finas e elegantes, mas defendo que o (a) conselheiro (a) deve se portar no dia-dia com autoridade em suas ações e também com roupas minimamente adequadas à função que exerce.
Os homens não precisam usar terno e gravata, mas trabalhar de bermuda e boné na cabeça é inadequado para muitos ambientes. Para as mulheres, uma roupa decotada e que deixe a barriga de fora também não cai bem para o exercício do trabalho.
Nada contra o uso desses trajes quando não estiverem em serviço, mas a condição posta pelo cargo torna-os pessoas públicas e modelos de referência para a sociedade.
 Uma conselheira tutelar foi em uma escola falar do ECA para uma classe de adolescentes, até aí nenhum problema, se a mesma não tivesse ido com uma blusinha decotada, deixando o piercing do umbigo a vista. Imaginem o que é que os próprios alunos falaram ?
Por ser conselheiro(a) tutelar e ter entrado pelo voto, a pessoa fica conhecida publicamente e até mesmo quando não estiver trabalhando der o maior vexame, porque bebeu além da conta, irá fazer com que as pessoas da comunidade falem mal do sujeito que ocupa o cargo e da instituição Conselho Tutelar.
Pelo fato de os conselheiros(as) lidarem com promotores, juízes, prefeitos e autoridades diversas, é necessário manter sempre uma postura compatível à sua realidade, por isso usar trajes adequados à sua função, permitirá que a qualquer momento possam ir de encontro com essas pessoas e serem reconhecidos verdadeiramente pelas ações que executam e pela autoridade que são.


 Sérgio Rapozo Calixto 
Assessoria e Desenvolvimento em cursos de formação

Bottom Ad [Post Page]