Post Page Advertisement [Top]

ComentECA/Art. 105 -Criança e o Ato Infracional

ComentECA/Art. 105 - Criança que comete Ato Infracional


Artigo 105 - Para tentar compreender esse artigo é preciso observar primeiro que: é criança a pessoa de 0 a 11 anos e adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos. A diferença está descrita no artigo 2º do ECA e de maneira alguma podemos achar que criança e adolescente são a mesma coisa perante a lei.




Após esse entendimento podemos observar que o artigo refere-se exclusivamente à criança que comete ato infracional e diz claramente quem e o qual procedimento deverá ser feito a respeito. Em se tratando de criança que comete ato infracional é o Conselho Tutelar que deverá aplicar as medidas do artigo 101, ou seja aplicar  Medidas de Proteção.


No dia-a-dia quando o Conselho é acionado para casos de ato infracional deverá saber antes de qualquer ação, qual é a idade de quem cometeu ou praticou o ato infracional. Apenas para crianças que cometeram ato infracional e segundo o artigo 105 da lei 8.069/90 é o Conselho Tutelar o responsável em aplicar Medidas de Proteção. No caso de adolescentes, as medidas iniciais devem ser tomadas por outras autoridades/entidades e são diferentes, detalhadamente descritas em outros artigos, tais como: 107,171,172,...

O ECA não passa a mão na cabeça como muitos dizem, mas nesse artigo 105 diz apenas o que deverá ser feito em caso de crianças que cometem ato infracional. Aos adolescentes que cometerem ato infracional devem ser aplicados as medidas sócio-educativas do artigo 112 e não é o conselho tutelar o responsável em aplicar as medidas sócio-educativas e sim o Juiz da infância. 

Sérgio Rapozo Calixto
www.capaciteca.com.br

 Leia também...


Bottom Ad [Post Page]