Post Page Advertisement [Top]

Capacitar para Zelar




Com grandes mudanças e diferentes necessidades sociais nos diversos municípios, os conselheiros tutelares precisam estar preparados para lidarem com novos desafios. O entendimento da proposta do Estatuto da Criança e do Adolescente e as atribuições conferidas ao Conselho Tutelar são conhecimentos imprescindíveis para uma atuação mais objetiva e segura. Um rápido exemplo é
a total mudança de atitude do colegiado quando entendem a diferença entre "Zelar pelos direitos" e "Cuidar da criança".

Afirmo, com base no artigo 131 do ECA, que o Conselho Tutelar foi criado para ZELAR pelos direitos e nĂŁo para cuidar de crianças ou se responsabilizar pelas atitudes de indisciplina dos alunos de escolas. 

Infelizmente muitas pessoas pensam equivocadamente que o Conselho Tutelar é o órgão responsável por cuidar de todas as crianças e adolescentes do município. É por essas e outras que é necessário que o Conselho saiba através de estudos e capacitação quais são de fato suas atribuições.

SĂ©rgio Rapozo Calixto

Pedagogo Social

Caso sua Prefeitura ou CMDCA queiram promover um curso em sua cidade, envie um email para capaciteca@gmail.com com o título: Orçamento. Ao descrever sua necessidade não esqueça de se identificar e dizer qual conselho e cidade representa.

Curso com o Conselho Tutelar de Borá- SP


 

Bottom Ad [Post Page]