Post Page Advertisement [Top]

Comentando o ECA - Art. 1º - Proteção Integral




Comentando o ECA - Art. 1º - Proteção Integral

 - Art. 1º - O ECA traz a Doutrina da Proteção Integral e isso não tem nada a ver com "passar a mão na cabeça". Apesar da proteção integral ser direcionada às crianças e adolescentes, são os adultos que precisam entender a necessidade de se cuidar da criança de modo especial, conduzindo,  educando, ensinando e preparando-lhes para que no futuro possam exercer sua cidadania sabendo direitos e deveres.
 Além de não cuidarmos efetivamente de nossos adolescentes, muitas pessoas (adultas) ainda dizem que essa lei é "ultrapassada" ou que "só serve para países de 1º Mundo". Essas falas não condizem com a verdade, afinal tenho orgulho de nascer e morar em um país que tem uma lei que reconhece a necessidade de cuidar de nossas crianças e adolescentes como pessoas que estão se desenvolvendo.
 A Proteção Integral, nada mais é que preparar e cuidar da semente, pois até mesmo o mais simples agricultor sabe da sua essência que para colher bons frutos precisará antes, preparar a terra, plantar a semente, adubar, podar se necessário e sempre regar com carinho e amor. 
 Em nossa sociedade Todos devemos nos considerar como "agricultores" e nos perguntarmos diariamente como estamos preparando nossas sementes? Não precisamos mudar a lei, precisamos praticar agricultura humana.

Sérgio Rapozo Calixto
Pedagogo Social
www.eca136.blogspot.com

Bottom Ad [Post Page]