Investimento em Formação Continuada






Voltar sempre às “salas de aula” é o que todos os Conselhos Tutelares precisam para conseguirem exercer sua difícil missão de defesa de direitos da infância, pois não basta apenas um curso de duas horas no começo do mandato para que se diga que estão capacitados.

Conselheiros(as) em todo Brasil devem se fortalecer e exigir de seus municípios recursos e meios necessários à participação em fóruns, palestras, seminários e cursos de capacitação continuamente, durante todo o mandado para saberem: O que, Como e De que forma, devem fazer para zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. 

Com base no próprio ECA em seu artigo 134, parágrafo único, é possível reivindicar junto ao Executivo esse direito, pois é o que determina a lei. Inclusive pode ser feito por oficio solicitando condições e infraestrutura para sua devida efetivação.

Essa necessidade de aperfeiçoamento constante se faz necessário em todos os meios profissionais e no Conselho Tutelar não é diferente. A sociedade está em constante transformação e as famílias acompanham essas mudanças impondo novos desafios aos que diretamente com elas trabalham.

Como já fui Conselheiro Tutelar em Araçatuba - SP que tem mais de 180 mil habitantes, sei que todos dias, os conselheiros se deparam com mães, pais, tios e pessoas diversas que sobrecarregadas de problemas, despejam suas necessidades e raivas nos conselheiros(as). Problemas e históricos de vida que acabam abalando os próprios conselheiros por não saberem o que fazer. Isso sem contar aqueles(as) que partem para a agressão verbal ou física contra as conselheiras. E não são poucos esses casos.

Essas situações complicadas é que nos dizem que não é nada fácil ser conselheiro tutelar nos dias atuais e é também por este motivo que justifico a grande necessidade que conselheiras(os) passem por cursos de reciclagem e atualização constantemente.

Por fim, digo que para que tenhamos bons colegiados de Conselhos Tutelares atuantes, estes precisam ser preparados para desempenharem suas funções de forma segura e profissional, com menos cobrança e mais investimento.

Sérgio Calixto
WWW.CAPACITECA.COM.BR


 

Postagens Populares

SÓ PRA PENSAR...

  • Juiz, Promotor, Conselheiro Tutelar e Delegado, são todos autoridades e nenhum é subordinado ao outro...
  • Conselho Tutelar não dá a guarda para ninguém, quem dá a guarda é Juiz...
  • Eleição de Conselho não é Concurso Público...
  • Conselheiro não deve usar o termo "Menor" ...
  • Veículo do Conselho não é taxi e nem bonde...
  • O dever de cuidar de crianças é dos pais, o Conselho Zela pelo Direito...
  • Conselho Tutelar não tem "pózinho mágico" e nem tem que "dar jeito" em criança nenhuma...
  • Quem tem Viatura é Policia e Conselho Tutelar Não é Policia...
  • Relatório Social é um documento feito por uma Assistente Social...
  • Conselho Tutelar não faz investigação, quem faz investigação é Policia Civil...