Post Page Advertisement [Top]

Conselheiros: Necessidade e dica para formação continuada



Conselheiros: Necessidade e dica para formação continuada

Conselheiros(as) em todo Brasil devem se fortalecer e exigir de seus municípios recursos e meios necessários à participação em cursos de capacitação para continuamente enquanto estiverem em mandato, saberem o que e como devem fazer para zelar pelos direitos da infância. Com base no próprio ECA em seu artigo 134, parágrafo único é possível reivindicar junto ao Executivo esse direito, pois é o que determina a lei.

Essa necessidade de aperfeiçoamento constante se faz necessário em todos os meios profissionais e no Conselho Tutelar não é diferente. A sociedade está em constante transformação e as famílias acompanham essas mudanças impondo novos desafios aos que diretamente com elas trabalham.

Como já fui Conselheiro Tutelar em Araçatuba-SP que tem mais de 180 mil habitantes, sei que todos dias, os conselheiros se deparam com mães, pais, tios e pessoas diversas que sobrecarregadas de problemas, despejam suas necessidades e raivas nos conselheiros(as). Problemas e históricos de vida que acabam abalando os próprios conselheiros por não saberem o que fazer. Isso sem contar aqueles(as) que partem para a agressão verbal ou física contra as conselheiras.

Essas situações complicadas é que nos dizem que não é nada fácil ser conselheiro tutelar nos dias atuais e é também por este motivo que justifico a grande necessidade que conselheiras(os) passem por cursos de reciclagem e atualização constantemente.

Sérgio Calixto
www.capaciteca.com.br 

Bottom Ad [Post Page]