Post Page Advertisement [Top]

POR QUE "18 DE MAIO" É UM DIA DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL?

 








Por que o dia "18 de maio" é considerado dia nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes?


No Brasil, o dia 18 de maio é considerado o "Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Essa data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000.

Não é comemoração e a escolha do dia 18 de maio para essa campanha nacional tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e incentivar a reflexão sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi escolhida em memória de um crime ocorrido em 1973, na cidade de Vitória (ES), conhecido como o "Caso Araceli". 

Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, drogada, violentada e brutalmente assassinada. Esse crime chocou a sociedade brasileira e evidenciou a necessidade de se debater e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A partir desse trágico episódio, diversos movimentos e organizações passaram a atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, culminando com a criação da Lei Federal nº 9.970/2000, que estabeleceu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data é marcada por diversas mobilizações e campanhas em todo o país, com o intuito de conscientizar a sociedade, os governos e as instituições sobre a gravidade desse problema e promover a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. É uma oportunidade de discutir a prevenção, identificação e denúncia de casos de abuso e exploração sexual, além de fortalecer o sistema de proteção às vítimas e punição aos agressores.


CAPACITECA
Por Sérgio Calixto



Bottom Ad [Post Page]