Post Page Advertisement [Top]

Conselho Tutelar: A Viatura é de Policia

 



Conselho Tutelar: “A viatura é da policia ”


É uma questão muito simples, mas importante a ser refletida entre conselheiros(as) tutelares. Em muitos municípios por onde passo, ouço conselheiros chamarem seus veículos de transporte de "viatura". Nesse pequeno texto pontuo o porquê não devemos chamar o veículo do Conselho de “Viatura”.
 
Vamos lá! Viatura é o carro utilizado pela polícia para o desempenho de todos os trabalhos DA POLICIA como rondas, perseguições, buscas, diligencias, entre outros. 

A viatura é equipada com giroflex, aquela luz vermelha ou azul piscante que fica no teto e também sirene que emite som alertando por onde está passando. Também que internamente a viatura é preparada com compartimento fechado na parte traseira do porta malas para condução de pessoas que foram presas. Essas são apenas algumas das características que diferenciam uma viatura de policia de um carro utilizado pelo Conselho Tutelar. 

E NÃO existe fundamento legal, nem no Estatuto da Criança e do Adolescente e em nenhum outro lugar em ter o carro do conselho tutelar essas mesmas características, ou seja Não tem sentido o carro do conselho tutelar possuir nenhum desses equipamentos, pois que o Conselho Tutelar NÃO é policia, não faz trabalho da polícia, também não usa farda de polícia, nem arma de fogo, nem cassetete e muito menos algemas, e portanto sem dúvida nenhuma, também não tem viatura de polícia. Simples assim!!!

Infelizmente digo que existem conselheiros(as) que acham que o Conselho Tutelar é uma espécie de "polícia para menores" e adoram se comportar como se fossem polícia, mas essa história é para uma outra postagem. 

Por fim, que os conselhos tutelares possuem VEÍCULOS que podem ser chamados de "Apoio", "suporte". Também podem ter apelidos como alguns que conheço como "Lata-Velha", "Barca" e até "Chapolim Colorado" que era um veículo Escort Vermelho do ano de "1.815" (brincadeira) que o Conselho Tutelar de Araçatuba tinha quando eu era conselheiro em 2004, mas chamar o carro do conselho tutelar de Viatura. Definitivamente, Não!!!.  

CAPACITECA
Por Sérgio Calixto 
Assessor em Cursos de Formação de Conselhos Tutelares 



www.capaciteca.com.br

Bottom Ad [Post Page]