Post Page Advertisement [Top]

CONSELHO TUTELAR: SEM CAPACITAÇÃO NÃO!




CONSELHO TUTELAR: SEM CAPACITAÇÃO NÃO!

Acredito que para desenvolver um trabalho de qualidade que envolve lidar com diversas situações inusitadas e muitas vezes conflituosas, todos os membros do Conselho Tutelar, a qualquer momento, mas principalmente em início de mandato devem estar preparados para essa difícil missão.

Conselheiros(as) tutelares que ingressam nessa jornada de atuação sem nenhuma experiência anterior, possuem ainda muito mais dificuldade em desenvolver suas reais atribuições e precisam antes de qualquer coisa, compreender o significado de questões básicas e conceituais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. É essencial que entendam o que é de fato o Conselho Tutelar e sua missão de “zelar” pelo cumprimento dos direitos da infância como diz o artigo 131, bem como quais são suas verdadeiras atribuições definidas na lei (ou no ECA).

Sabemos que muitos Conselhos são taxados por não exercerem seus papeis ou difamados com frases do tipo "O Conselho aqui não faz nada e quando faz é tudo errado", mas discordo dessas falas e defendo aqui a categoria, pois também sei de outra realidade pulsante que esses mesmos Conselhos vivenciam e que muitas vezes sequer receberam capacitação e se receberam, foi uma unica vez talvez logo após o Processo de Escolha. 

A verdade é que não é possível desenvolver esse trabalho de Conselheiro(a) Tutelar SEM Capacitação e ainda digo que tem que ser constante, ou seja continuada. E de acordo com o que diz o artigo 134 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a lei orçamentária municipal deve prever recursos para essas formações. Simples assim!  

CAPACITECA
Por Sérgio Rapozo Calixto
Consultor em Cursos de Formação para Conselhos Tutelares


Caso sua Prefeitura ou CMDCA queiram promover um curso em sua cidade, entre em contato através da página do CAPACITECA, ou envie um e-mail para capaciteca@gmail.com com o título: Orçamento. Ao descrever sua necessidade não esqueça de se identificar e dizer qual conselho e cidade representa.

www.capaciteca.com.br

Bottom Ad [Post Page]