Post Page Advertisement [Top]

CMDCA: Curso para Candidatos ao Conselho Tutelar


Curso para Candidatos ao Conselho Tutelar

"O que eu vou fazer se for eleito"

Em várias cidades consta em lei municipal, um curso que deverá ser aplicado aos candidatos ao Conselho Tutelar durante o processo de eleição. Esses cursos se fazem necessários porque muitas pessoas se candidatam para o processo de eleição, mas não sabem realmente o que faz o Conselho Tutelar ou o que seja a defesa dos direitos da infância e a importância desta função.

Foi pensando nisso que elaboramos uma capacitação que aborda temas atuais ,voltados para os candidatos. Os cursos auxiliam no entendimento e estudo do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente que é o conhecimento exigido nas provas aplicadas pelos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.

Tendo como uma das referências o artigo 131, o curso busca trazer de forma básica, quais são as principais atividades, instrumentos e desafios enfrentados no dia-dia por um Conselho Tutelar. 

Algo muito importante de se destacar é que o candidato poderá ter uma boa noção de qual é a função do conselheiro antes mesmo da eleição.

Temas Sugridos:
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Código de Menores e o Eca;
- Doutrina da Proteção Integral;
- O colegiado trabalhando em conjunto;
- Identificando a Rede de Atendimento;
- Conselho Tutelar e Conselho de Direitos;
- Quando e porque foram criados o Conselho de Direitos e o Conselho Tutelar;
- Trabalhando com famílias;
- Entendendo a autonomia;
- Ética e sigilo no atendimento;
- A escola, a indisciplina e o Conselho Tutelar;
- Quando aplicar Medidas de Proteção;
-Plantões do Conselho Tutelar;
- Criança, adolescentee o ato infracional;
- A importância da organização e documentação de casos;
- Redigindo e encaminhando oficios;
- Fiscalizando entidades;
-(Outros...)

Capacitações também são indicadas para conselheiros(as) em atuação, porque melhor se qualificam para o desempenho da função

Os cursos são coordenados e ministrados pelo Pedagogo Social Sérgio Calixto que é ex- conselheiro tutelar, foi professor do projeto "Escola de Conselhos" do Estado de São Paulo/ 2011, é autor do blog "ECA 136" e Diretor da ECA Agência - Assessoria em Desenvolvimento Social que realiza cursos em várias cidades.

O diferencial desses cursos está na metodologia que utiliza vídeos, dinâmicas e situações reais vivenciadas pelos Conselhos Tutelares para facilitar o entendimento.

Se o seu municipio está precisando de um curso, entre em contato e solicite um orçamento através do e-mail eca136@hotmail.com  / www.eca136.blogspot.com



Bottom Ad [Post Page]